Evento busca fortalecer o turismo na região da tríplice fronteira. Foto: Romeu JuniorCultura

Mais de 25 mil pessoas passaram pelo 1° Festival Internacional de Turismo La Frontera

O evento que foi realizado entre os dias 11 e 15 de outubro na região da tríplice fronteira contou com festival gastronômico, palestras de renome, seminários técnicos e conexões empresariais.

15/10/2023por Portal do Romeu

A região da tríplice fronteira, que compreende as cidades brasileiras de Barracão (Paraná) e Dionísio Cerqueira (Santa Catarina), além de Bernardo de Irigoyen (Missiones) na Argentina, já vive por si só muitas peculiaridades por ser separada por uma fronteira seca. E não é de hoje que a busca por uma integração mais fortalecida entre os dois países e as três cidades tem sido um dos objetivos do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera. Uma dessas ações foi realizada nos últimos cinco dias no Parque Turístico e Ambiental da Integração. Estamos falando do 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera.

O evento que foi realizado entre os dias 11 e 15 de outubro, contou com uma programação extensa de atividades. Teve festival gastronômico, palestra com a “rainha do basquete”, Hortência, seminários e conexões empresariais. Uma das idealizadoras do evento e membro do comitê de desenvolvimento Territorial La Frontera, Talita Casagrande, avalia positivamente a programação do 1° Festival internacional de turismo La Frontera: “Tivemos cinco dias de festival, atuamos bastante na parte gastronômica, cultural, tivemos muitas atividades ao ar livre no nosso lago. Tivemos a visita de muitos turistas e foram dias incríveis e esse foi só o nosso primeiro festival, acredito que para os próximos anos serão muito melhores”, afirma Talita.

 

Novos projetos

Com um trabalho de mais de 10 anos, o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera tem o apoio do Sebrae/Paraná e busca acima de tudo fortalecer o turismo na região. E para isso, novos projetos já estão sendo preparados para movimentar a tríplice fronteira. Ainda neste ano, no dia 30 de novembro, será realizada a 1ª Corrida Internacional do Mercosul onde devem participar atletas do Brasil e da Argentina. E para 2024 o Comitê La Frontera prevê a segunda edição do Festival internacional de turismo La Frontera, que deve acontecer nesta mesma data. “Temos uma geografia muito peculiar, que é uma fronteira que somente faz fronteiras por ruas, então nossa parte cultural, nossa integração ela é muito ativa e por isso surgiu a ideia de nós trazer esse festival para realmente reforçar a cultura dos nossos municípios”, finaliza Talita.