
Inventum 2024 atrai visitantes de várias cidades do Paraná
Entrada social e doação de alimentos somou 2,5 toneladas que serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul.
11/06/2024por Portal do RomeuForam cerca de 200 mil visitantes usufruindo de oficinas, workshops e palestras abrangendo temas diversos como agricultura, física, empreendedorismo, educação e esporte. Entre os dias 4 e 9 de junho, a Inventum 2024 recebeu famílias, estudantes, empresários e entusiastas da área de tecnologia vindos de toda a região e de diversas cidades do Paraná, fazendo jus ao título de maior feira multissetorial do estado.
Alunos de instituições de ensino públicas e privadas de Pato Branco e de cidades como Palmas, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Mariópolis, Clevelândia, Ampere, Capanema, Foz do Iguaçu, Toledo, e Cascavel disputaram competições de robótica, torneios gamers e tiveram acesso a atividades interativas e educativas. Algumas das atrações que mais encantaram os jovens foram o simulador ultra realista, concurso de cosplay e a já tradicional corrida maluca, que contou com muita dedicação das equipes e torcidas animadas.
Com apresentação da mestre de cerimônias oficial, a atriz Alessandra Maestrini, intérprete da personagem Bozena, a feira trouxe 6 palestras de grande porte com especialistas do setor compartilhando conhecimento e insights sobre tecnologia, inovação e o futuro. Ainda, nos palcos simultâneos, mais de 20 talkshows, apresentados por profissionais com larga experiência, envolveram a plateia durante todas as noites.
A feira foi realizada nas dependências do Parque de Exposições, no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, onde se concentrou a maioria das atividades, bem como, os estandes das instituições, empresas e entidades expositoras. Parte da programação também aconteceu na Sociedade Rural, Kartódromo Municipal e SEBRAE Pato Branco.
Festival de foodtrucks, exposição de arte do Festival Universitário de Cultura e Arte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e sala sensorial para crianças com deficiência também estiveram entre as atrações que conquistaram mesmo os leigos em tecnologia. “É por meio de oportunidades como estas, aproximando a população do ambiente tecnológico, que poderemos construir um futuro mais saudável, sustentável e claro, incentivar as novas gerações para o desenvolvimento”, destaca o prefeito de Pato Branco Robson Cantu.
A entrada social, a partir de inscrição online e doação de alimentos não perecíveis completou os bons resultados da feira, somando 2,5 toneladas de itens que serão encaminhadas para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.O evento contou com organização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), além de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Caixa Econômica Federal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Pato Branco), Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), Unimater, Sesi, Senai, Senac, Fiep, Núcleo Regional de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e Cultura, Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) e CRMS-PR
Com informações da assessoria e fotos de Rodinei Santos